<< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Restauração predial - Retrofit

22/11/2019 Restauração predial - Retrofit

A restauração predial é um recurso importante para a revitalização de edificações. Os projetos Retrofit garantem a valorização dos imóveis, trazem modernidade às suas instalações e design.

A manutenção de uma fachada, por exemplo, pode envolver uma simples lavação predial, uma nova pintura ou até mesmo serviços mais complexos como: troca de revestimentos, tratamento de fissuras ou substituição do reboco. Todos esses serviços visam aumentar a vida útil do empreendimento e a segurança dos moradores. 

Além da questão estética e de modernização para a valorização do imóvel, que por si só, já seriam razões suficientes para a implementação de um projeto Retrofit, há ainda outros motivos. Muitas vezes a edificação pode ser reformada para atender uma nova necessidade do mercado, como por exemplo criar um espaço “Pet Place” dentro do condomínio. O que antes era motivo de briga entre moradores, pois os apartamentos não foram planejados para se ter animais, pode vir a ser um diferencial no empreendimento.

Além disso, as patologias são um motivo recorrente que leva à necessidade de se executar o Retrofit. As mais comuns são: descolamento de revestimentos, infiltrações, trincas, fissuras e oxidação de armadura, dentre outras, na maioria dos casos ocasionada pela falta de manutenção. 

Mas, vale ressaltar que, nem sempre é necessário que haja uma patologia para que se faça uma reforma, pode-se se fazer um Projeto de Retrofit, com o intuito de apenas trazer novas tecnologias e um design atual para o prédio. O mais importante é que se leve em conta, sempre, as principais características do projeto original. 

A escolha dos materiais também é muito importante ao se executar este tipo de projeto. Cada caso deve ser estudado de forma específica, um material que atende bem à demanda de determinado edifício, por exemplo, pode não ser adequado a outro. Esta regra vale tanto do ponto de vista estético quanto do funcional.

E finalmente, antes de qualquer intervenção, o síndico do condomínio, deve procurar profissionais da área a fim de receber as orientações adequadas para cada situação. O primeiro passo sempre consiste na identificação dos possíveis problemas, para posteriormente otimizar as soluções, sempre atendendo às normas técnicas.