<< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Arquitetura Sustentável Aplicada a Residências

30/06/2020 Arquitetura Sustentável Aplicada a Residências

Arquitetura Sustentável Aplicada a Residências

A preocupação com o meio ambiente e a natureza tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, isso se reflete em atitudes e soluções que buscam priorizar a sustentabilidade ou maneiras de reduzir o impacto ambiental.

Os consumidores, cada vez mais exigentes, tem procurado escritórios de arquitetura que adotem práticas sustentáveis e estejam aptos para aplicá-las em seus projetos, unindo ao conceito características fundamentais como conforto, eficiência e tecnologia.

O que é a arquitetura sustentável?

A palavra “sustentabilidade” está muito presente nos dias de hoje e na arquitetura não poderia ser diferente. A arquitetura sustentável busca utilizar os princípios da arquitetura tradicional, analisando as condições climáticas e naturais da região e aproveitando-as com o objetivo de atender as necessidades do usuário.

Em uma construção sustentável, a iluminação e ventilação natural, por exemplo são levadas em conta no desenvolvimento do projeto arquitetônico, uma vez que este trabalhará para integrar os espaços de uma residência e utilizar materiais e técnicas que minimizem o desperdício. A idea é atender às demandas do cliente, sempre respeitando o meio ambiente.

Ou seja, arquitetura sustentável nada mais é do que a união da tecnologia, conforto e sofisticação da edificação com a utilização, sempre que se faz possível, de recursos naturais, sem prejudicar o meio ambiente. Este conceito de sustentabilidade nos projetos leva em conta a saúde e o bem-estar dos usuários, o ciclo de vida da construção e dos materiais, e a qualidade e a durabilidade do imóvel.

Como incluir a sustentabilidade nos projetos e quais seus benefícios?

A construção sustentável por si só tem muitos benefícios, como a reutilização de materiais, a captação de água da chuva, o aproveitamento energético e a aplicação de novas tecnologias, como é o caso do uso de energia solar e os sistemas de automação.

Incluir práticas sustentáveis no projeto arquitetônico é uma forma inteligente de utilizar recursos naturais, diminuir impactos e revitalizar ambientes. Para projetos econômicos e inovadores podemos utilizar algumas práticas, como:

Retrofit

Utilizado principalmente para a modernização de um ambiente já existente. É comum no Retrofit a implementação de práticas sustentáveis como reutilização de água e captação de energia solar, por exemplo.

Espaços compactos

Cada vez mais comuns, os espaços compactos prezam pelo princípio de sustentabilidade e funcionalidade, em que todo o ambiente é pensado do ponto de vista das atividades básicas do morador.

Telhado verde

Como o nome já diz, trata-se da construção de um telhado com aplicação de vegetação, podendo ser utilizado para a redução de calor interno. Além disso, o projeto preza pela busca de soluções em impermeabilidade e reutilização de água, a fim de que o jardim seja até 100% autossustentável.

Utilização de materiais de construção pré-fabricados

O uso de materiais pré-fabricados, como o pré-moldado, favorece a construção de obras sustentáveis, tornando a obra mais rápida e econômica, além de permitir uma maior flexibilidade, possibilitando ampliações futuras.

Gerenciamento de Obras Inteligente

O gerenciamento consciente da obra é uma ferramenta de sustentabilidade importante. Dar o destino correto aos resíduos de materiais gerados durante uma construção, também é uma prática sustentável de grande importância. Há também a possibilidade de substituição de materiais que são inerentes à obra, por outros menos danosos ao meio-ambiente, como por exemplo, utilizar escoras metálicas reaproveitáveis ao invés de escoras de madeira.

Certificações de sustentabilidade

As certificações de sustentabilidade foram criadas para auxiliar o consumidor na decisão de compra, indicando as empresas que possuem preocupações sustentáveis.

Dentre as mais interessantes em arquitetura sustentável, podemos destacar:

LEED (Leadership in Energy & Environmental Design);

AQUA/HQE (Alta Qualidade Ambiental);

Casa Azul (projetos financiados pela Caixa Econômica Federal).

Não há como negar a importância da arquitetura sustentável, principalmente nos dias de hoje. A utilização de práticas sustentáveis ficará cada vez mais comum e não há como fugir disso. Os profissionais de construção precisam se adaptar à nova realidade e atribuir a seus projetos essas práticas sustentáveis para garantir qualidade de vida ao usuário e durabilidade à edificação, priorizando o meio ambiente.

Aqui na Imoveline, estamos atentos às questões envolvendo este conceito a fim de aplicá-los a cada novo projeto.