<< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Casa geminada: vantagens, tipos de planta e projetos diferenciados

04/11/2021 Casa geminada: vantagens, tipos de planta e projetos diferenciados

A construção civil no Brasil está em plena ascensão. Entre as inúmeras opções de imóveis disponíveis no mercado imobiliário, as casas geminadas vêm se destacando cada vez mais por serem modelos de imóvel mais econômicos e rápidos de construir, afinal parte da estrutura é compartilhada e segue um mesmo padrão arquitetônico, sendo vantajosas tanto para quem constrói quanto para quem compra. 

 

Vantagens deste tipo de projeto

Para quem constrói e quer ter um aproveitamento melhor do terreno em termos de lucro, investir na construção de casas geminadas é uma ótima opção, já que ao invés de construir uma única casa com área externa mais ampla, é possível aproveitar melhor o espaço e construir duas ou mais casas geminadas com área externa menor. 

Isso também se torna uma vantagem para quem adquire o imóvel, pois acaba conseguindo adquirir a propriedade por um preço mais acessível devido ao fato de a área de ocupação do terreno ser melhor aproveitada, reduzindo os custos de produção. 

Logo as casas geminadas são ótimas soluções para adensamento de regiões da cidade, onde muitas vezes é permitida, por conta do zoneamento, somente a construção de edificações unifamiliares. 

Em resumo, podemos listar as principais vantagens:

1. Preço mais acessível.
2. Melhor aproveitamento do terreno.
3. Economia na construção.
4. Menores gastos em manutenção.

 

Cuidados ao construir uma casa geminada

As maiores preocupações de quem pensa em adquirir uma casa geminada têm a ver com a privacidade, os ruídos (devido às paredes serem compartilhadas) e a falta de ventilação.

Esses problemas realmente podem acontecer se o imóvel não for bem planejado na hora de criar a planta ou se no momento da construção não forem utilizados materiais de qualidade. 

 

Projetos e plantas de casas geminadas

É muito comum as casas geminadas seguirem um mesmo padrão de planta, ou seja, possuir exatamente a mesma estrutura interna. Essa prática ajuda a reduzir custos e a tornar a conclusão da obra mais rápida, porém, isso não precisa ser uma regra.

Aqui na ImoveLINE, quando é desejo do cliente, optamos por disponibilizar pelo menos dois tipos de plantas diferentes, a fim de valorizar ainda mais este tipo de imóvel e tornar a venda ainda mais fácil, uma vez que o consumidor final terá mais opções de planta para escolher.

Projetos diferenciados também se destacam em um mercado competitivo. Em um mesmo terreno, por exemplo, as casas geminadas podem ficar dispostas lado a lado e uma delas ser de esquina ou com a área externa maior.

Lembre-se sempre: na hora de criar uma planta de casas geminadas, pense sempre em espaços multifuncionais.

 

Como diferenciar cada unidade

As casas geminadas de um condomínio não precisam ser necessariamente iguais. 

Uma maneira de destacar as casas geminadas no mercado imobiliário é investir em fachadas e acabamentos diferenciados, isso também serve para diferenciar uma unidade de outra.

Ou seja, mesmo plantas idênticas podem ser visualmente diferentes uma da outra por meio de aberturas, iluminação, escadas, pinturas, revestimentos, paisagismos, entre outros detalhes.

Um visual bem acabado, criativo e moderno com certeza fará a diferença no imóvel.

Para conferir um bom acabamento às casas geminadas o ideal é contratar um arquiteto para projetar os detalhes, fachadas e itens decorativos. E não pense que contratar um arquiteto pode encarecer a sua obra, pois a transformação que esse profissional pode proporcionar a esse imóvel será compensada no valor de venda do mesmo.

Isto é: imóveis belos e bem projetados são muito mais valorizados. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também o nosso artigo “Quanto custa construir uma casa?”

Se está pensando em construir e busca por um projeto personalizado, entre em contato com

 ImoveLINE Arquitetos 

clicando aqui.