O que é Estudo de Viabilidade?
Com base nas leis urbanísticas da cidade na qual uma obra será realizada, o estudo de Viabilidade busca avaliar o potencial construtivo do terreno. Na forma de implantações e volumetrias, simula possibilidades e auxilia o incorporador na tomada de decisões futuras do empreendimento.
Assim sendo, o Estudo de Viabilidade é uma ferramenta que busca auxiliar a construtora relacionando as potencialidades do terreno a fatores como: normas técnicas, regulamentos, leis e gestão de riscos, entre outros.
Como funciona o Estudo de Viabilidade?
É desenvolvido levando em consideração as informações de localização, área do terreno e tipo de empreendimento a ser construído.
Realiza-se, então, uma triagem para checar as leis urbanísticas da cidade onde a obra será realizada. Essa análise é importante para prever os pontos que poderiam causar maior impacto no projeto de arquitetura e na viabilidade da obra, como próprio nome já diz.
Feita esta análise, é importante estudar a oferta da região escolhida e, principalmente, as oportunidades e desafios que podem ser encontrados na construção da obra.
Outro ponto importante neste processo é o estudo de implantação e volumetria, já mencionado, que busca testar possibilidades de métodos para a construção do pavimento, dos tipos de torres e implantações no terreno.
Por que começar com o estudo de viabilidade?
Por ser um estudo aprofundado do terreno e da área a ser construída, o estudo de viabilidade consiste em analisar o potencial de construção do terreno, a partir do empreendimento a ser constituído.
Seja qual for a natureza ou o porte de um empreendimento, o Estudo de Viabilidade é considerado uma etapa obrigatória, pois é fundamental para o planejamento da futura obra, reunindo em si todas as variáveis do projeto e fornecendo indicadores para que os construtores tomem as melhores decisões.
Se você vai construir, um estudo de viabilidade é a melhor opção para indicar se o terreno é compatível com o projeto que você tem em mente, e um aliado indispensável para reduzir os riscos do investimento.
Quer entender melhor sobre o assunto? Envie uma mensagem pra gente ou entre em contato por um dos nossos canais!