O paisagismo é um grande aliado na arquitetura, que busca realçar formas e humanizar qualquer ambiente, deixando o espaço muito mais acolhedor.
Vai desde a criação de jardins, praças, interiores e fachadas, à elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.
O que é o paisagismo e quais suas vantagens?
Em poucas palavras, o paisagismo é a técnica de planejar um espaço para organizar a construção com a paisagem do mesmo.
O paisagismo deve considerar as características geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas em seus projetos, buscando uma estética equilibrada entre vegetação e área construída.
Paisagismo e sustentabilidade na arquitetura tem uma forte relação entre si, sendo essenciais para um resultado positivo para a circulação de pessoas e a presença de espaços livres.
O projeto paisagístico traz muitos benefícios e vantagens para o espaço, podemos citar 4 principais que fazem toda diferença:
- Promove o bem-estar e o relaxamento mental
Um ambiente verde, com plantas ou um jardim estimula a sensação de bem estar e ajuda a diminuir e aliviar a sensação de cansaço do corpo e da mente.
- Purificação do ambiente
As plantas ajudam na circulação do ar do, filtrando-o e aumentando a umidade no local, deixando assim o ar mais puro e limpo. Além disso, uma paisagem verde torna os ambientes mais bonitos e alegres, proporcionam humanização e acolhimento, fazendo com que nos sintamos melhores nesses lugares.
- Conexão com a natureza
A conexão com a natureza tende a deixar as pessoas mais calmas e felizes, além de que estar em ambientes com aspectos naturais pode diminuir os níveis de estresse e auxiliar na redução de pensamentos negativos.
- Funcionalidade
O Paisagismo pode também ser funcional, ou seja, além da questão estética, pode ter outras funções.
Exemplos desse tipo de aplicação são projetos paisagísticos destinados a hortas e pomares, e mesmo jardins sensoriais que tem uma função educativa.
Quem faz o projeto paisagístico?
O arquiteto que estudou sobre paisagismo é considerado um paisagista e tem a tarefa de planejar o ambiente, preservando o solo e a cobertura vegetal, além de deixá-lo mais bonito e funcional para todos.
Além de pensar no ambiente, o arquiteto paisagista é responsável por acompanhar o projeto, realizar a fiscalização das etapas e controlar os prazos e a execução da obra.
Paisagismo é a arte e a técnica de projetar, planejar, gerir e preservar os espaços, unindo critérios estéticos e sustentáveis, buscando conforto e união entre natureza e construção.
Investir em um projeto paisagístico, além de valorizar seu imóvel ou ambiente, permite a melhor qualidade de vida aos seus usuários.