A construção de uma casa é um processo bastante detalhado e precisa ser bem planejado, desde a compra do terreno até sua entrega final.
São muitas as etapas em que você precisa ficar de olho antes mesmo de começar a construir, como a compra e preparação do terreno, a elaboração do projeto de construção com um arquiteto de confiança, a coleta da documentação necessária na prefeitura e a contratação de mão de obra qualificada.
Para te ajudar nesse processo, separamos tudo que é necessário para a realização do sonho da casa nova. Confira:
1. Escolha o terreno
Encontrar o terreno ideal vai muito além de tamanho e localização. É necessário ir à prefeitura e solicitar uma consulta de viabilidade, é através dela que aparecerão todas as informações do que pode ser construído legalmente, com base no plano diretor da cidade. Mapear itens como desnível do terreno, vegetações existentes e até mesmo características do solo, é fundamental e evita muitas dores de cabeça par quem for construir.
2. Documentação necessária para construir
Cada cidade tem suas próprias diretrizes, por isso, é importante você verificar toda documentação necessária antes de começar a construir.
É preciso obter a escritura e o registro do terreno, que são obtidos no Registro de Imóveis da cidade, além de alvará de construção, Anotação de Responsabilidade Técnica, Cadastro Específico do INSS (CEI) e de documentos específicos que variam de acordo com a construção, obtidos na Prefeitura.
3. Projeto
Nessa etapa já é possível começar a visualizar a materialização do sonho da casa nova. O arquiteto elaborará o projeto levando em consideração tudo que você deseja e procura, além dos aspectos da parte elétrica, hidráulica, térmica e acústica da construção.
Nesta fase você precisará tanto de um arquiteto quanto de um engenheiro. O recomendado é você contratar um arquiteto que cuidará de todo o projeto e encaminhará para o engenheiro a parte que compete a este.
Quer entender um pouco das etapas de um projeto? Clique aqui (https://imoveline.com.br/blog-etapas-de-desenvolvimento-de-um-projeto-arquitetonico) e leia nosso texto feito exatamente sobre o assunto.
4. Contrate mão de obra qualificada
A mão de obra necessária para a construção dependerá das características do projeto, podendo ser feita por uma empreiteira ou com uma construtora que também pode gerenciar toda a obra.
Além disso, pesquisar os trabalhos anteriores da equipe é uma boa opção para se assegurar da qualidade do serviço.
5. Valor dos materiais de construção
Essa é uma etapa que mexe muito no bolso de quem está construindo e por conta disso, pode dar gatilho para algumas complicações, fazendo com que algumas pessoas optem por materiais de qualidade inferior, devido ao preço.
Por isso, ainda na fase de desenvolvimento do projeto, é muito importante que as expectativas de investimento sejam alinhadas entre cliente e arquiteto, para que ambos possam eleger alternativas e soluções que respeitem essas projeções e não onerem o custo final.
O ideal é que, uma vez concluído o projeto, os materiais necessários sejam orçados em diferentes fornecedores. Embora, optar pela compra de todo o material em uma mesma loja, possa ser uma maneira de conseguir melhores descontos e uma flexibilidade maior no pagamento.
6. Água e energia elétrica
Para começar a construir, é necessário ter energia e água no local. Para isso, você deve ir até a companhia elétrica e de água da sua cidade pra solicitar o ligamento desses serviços para o seu terreno.
Assim como a documentação da obra, para fazer a ligação desses serviços, cada companhia adota políticas diferentes e o ideal é você dirigir-se até o local para obter as informações de como proceder, sobre o preço, prazo de ligação e as exigências que cada uma delas tem para conclusão do serviço.
Se você está pensando em construir, é importantíssimo considerar estas dicas para que nada corra errado na sua obra.