Os projetos, de modo geral, contemplam as fases que antecedem a execução de uma obra. Eles se apresentam de em várias formas: estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto executivo.
Dentre os diferentes tipos de projeto, estão os projetos executivos que oferecem as maiores informações para a obra. O detalhamento nessa etapa é muito superior às etapas anteriores, pois o projeto executivo serve como um manual de instruções para quem está no canteiro de obras.
Por definição, os projetos executivos compreendem o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento contendo - de forma clara, precisa e completa - todas as indicações e detalhes para a instalação, montagem e execução das obras e serviços contratados.
Ou seja, o projeto executivo não é um novo projeto, mas a extensão e detalhamento do que já foi produzido e aprovado previamente no anteprojeto. Justamente por conter informações essenciais à execução da obra, é imprescindível que ele esteja de acordo com as com as determinações da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas, caso contrário o projeto executivo pode perder a validade e a empresa enfrentar diversos problemas para obter alvarás e licenças para a obra.
Qual a diferença entre projeto arquitetônico e executivo?
Embora sejam documentos diferentes por essência, muitos clientes confundem o projeto arquitetônico com o projeto executivo.
O projeto arquitetônico compreende a fase anterior, e geralmente contem:
- Plantas baixas;
- Planta de cobertura;
- Fachadas;
- Cortes;
- Quadro de áreas;
- Apresentação em 3D.
A criação e aprovação do projeto arquitetônico é a fase mais propícia para que sejam solicitadas as últimas alterações.
Assim, podemos dizer que a primeira diferença entre o projeto arquitetônico e o executivo é que o primeiro é feito a quatro mãos com a participação do cliente.
Já o projeto executivo não é direcionado ao cliente, mas aos profissionais que atuam no canteiro de obras. Ele contém informações completas sobre a edificação, materiais que serão utilizados e a forma como a construção deverá ser executada e funciona, basicamente, como um manual que é entregue à equipe de obra. Por isso, deve apresentar informações claras e precisas, no caso do projeto arquitetônico da ImoveLINE, oferecemos os seguintes projetos executivos:
- Planta de Forros;
- Projeto de Alvenarias e Mochetas;
- Projeto de Cobertura com telhado;
- Projeto de Acessibilidade;
- Projeto de Fachadas e Revestimentos Externos;
- Projeto de Revestimentos Internos e Piso;
- Detalhamento Proteções, guarda corpo e corrimão;
- Quantitativo e Lista de materiais especificados.
Além disso, para evitar surpresas e erros estruturais durante a execução das obras, o projeto executivo pode conter também relatório técnico com complementação do memorial descritivo.
Os projetos executivos da ImoveLINE são desenvolvidos de acordo com padrão e a qualidade de entrega à que a ImoveLINE sempre se propõe.