<< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Tendências para a construção civil

09/05/2022 Tendências para a construção civil

Buscar processos que melhorem resultados, qualidade e produtividade nas obras é essencial para toda construtora.  A grande maioria das oportunidades de crescimento no setor estão relacionadas com tecnologias que surgem ou se reinventam para otimizar processos, planejamento e execução de obras. Para construtoras que desejam aproveitar essas oportunidades, preparamos um conteúdo exclusivo com as principais tendências do mercado da construção civil, que visam a otimização e melhoria de processos, bem como a redução de desperdício de materiais, tempo e esforço, além de aumentar a eficiência na obra. 

 

Tecnologias focadas em sustentabilidade

A demanda por construções mais sustentáveis vem crescendo de todos os lados. Investidores, compradores e a sociedade de forma geral estão cada vez mais atentos com relação às questões ambientais. 

O Brasil ficou em quarto lugar no ranking de projetos sustentáveis do certificado mais importante do setor, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Nos três primeiros lugares ficaram os Estados Unidos, a China e a Índia. 

A construção civil conta com diversas tecnologias para adotar o conceito de sustentabilidade: desde sistemas de reaproveitamento de água da chuva e projetos com placas solares até processos digitais, reduzindo o consumo de papel, e escolha de materiais que usam menos água em sua produção. Mais do que uma tendência, é um diferencial de mercado que atrai muitos clientes.

 

Building Information Modeling (BIM)

A Modelagem da Informação da Construção, tradução para o nome em inglês, é outra tecnologia 3D que vem ganhando espaço. A digitalização de obras que o BIM permite realizar é ideal para construtoras que desejam otimizar processos e ter maior visibilidade do passo a passo da execução de obras. Além disso, oferece bases mais concretas para alinhar o projeto com as necessidades e expectativas dos clientes, além de facilitar o desenvolvimento de cronogramas de obras e orçamentos mais assertivos. 

Saiba mais em: 

https://www.imoveline.com.br/blog-bim-uma-tecnologia-para-otimizar-o-seu-projeto

 

Robotização de processos

O uso de robôs e inteligência artificial ganha a cada dia mais espaço não só na construção, mas em todos os setores da economia. Nos canteiros de obras, o uso de robôs e sensores podem ajudar a reduzir riscos de acidentes e monitorar a produtividade. A robotização de processos da construção civil, então, cria um sistema de otimização de ponta a ponta nas construtoras e em suas obras.

 

Atendimento ao cliente

Na construção civil, o atendimento nunca foi um potencial competitivo, mas isso está mudando. As construtoras estão mais preocupadas em oferecer um atendimento diferenciado para os clientes. 

Um dos caminhos tem sido a comunicação. Como há prazos de entrega envolvidos nos contratos de compra e venda de imóveis, manter o cliente atualizado sobre o seu projeto é uma forma de transmitir mais confiança e conquistá-lo.

 

Busca por mão de obra qualificada

A busca por mão de obra qualificada será intensificada. No Brasil, no entanto, existe uma dificuldade na contratação, já que a qualidade dessa a mão de obra para a construção civil no país tem se mostrado bastante precária. As construtoras poderão tomar o caminho da terceirização da qualificação e capacitação de funcionários, de modo a elevar a régua do mercado. Assim, um dos grandes desafios será reter mão de obra de alto nível.

 

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia voltada à prototipagem de forma rápida e precisa. As impressoras 3D disponíveis no mercado comumente utilizam metal em pó ou materiais plásticos para imprimir objetos e estruturas personalizadas, sobrepondo camadas de acordo com as informações fornecidas por um modelo digital.

A aplicação de impressão 3D na arquitetura é uma forte tendência para a construção civil. De forma muito similar às pequenas impressoras de mesa, disponíveis no mercado utilizadas na produção de pequenos objetos, os sistemas de impressão 3D utilizados na arquitetura têm um cabeçote de impressão, que derrete ou deposita o material em camadas sobrepostas para a construção de estruturas complexas: casas podem ser construídas automaticamente através do emprego de um sistema automatizado conectado a um programa de execução. Finalmente, o modelo virtual vai sendo impresso e transformado em um edifício de verdade.

Uma das principais vantagens da impressão 3D aplicada à arquitetura é a rapidez e a eficiência nos processos de construção. Com as tecnologias atualmente disponíveis, é possível erguer uma estrutura de cerca de 50 metros quadrados em apenas um dia.

A economia mundial foi extremamente afetada pela pandemia da Covid-19 e isso afetou os mais diversos segmentos de negócios. 

No entanto, à medida que avançamos em 2022 vários desses setores começam a mostrar indícios de crescimento exponencial. A construção civil é um desses nichos que vem mostrando grande força de recuperação nos últimos meses e promete ser um setor bastante aquecido para o correr deste ano